sábado, 12 de janeiro de 2013

As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

O que dizer de algo tão maravilhoso como Nárnia? Este livro, tem uma história interessante de como ele chegou as minhas mãos. Era meu aniversário de 10 anos, ganhei de presente do irmão e da cunhada do meu avô As Crônicas de Nárnia, quando eu olhei minha desaprovação foi TOTAL: "aonde já se viu?? mais de 700 páginas (era o volume único) em um livro?? eu vou levar a vida toda lendo isso."
Anos se passaram e o livro foi ficando largado pelo meu quarto, até que um dia eu fui parar no hospital, e quem já teve a experiência de estar em um hospital sabe exatamente como é: nada para fazer o dia inteiro. Então uma idéiazinha brotou em minha mente e eu disse para a minha mae buscar Nárnia para eu ler. Pronto, bastou o primeiro toque do anel, a primeira viagem para outros mundos para eu estar completamente apaixonada por Nárnia. O volume único é composto por 7 livros: O Sobrinho do Mago que explica toda a criação de Nárnia, um capítulo inesquecível para mim, como todo aquele paraiso nasceu, uma onda de extase, magia e mil e uma boas vibrações invadem você nesse momento, você começa a ver tudo se passando na sua mente e quando você ve já está em Nárnia, é algo indescritível, apenas lendo com a mente aberta você saberá. O Leão, a Feiticeira e o Guarda- Roupa, depois de O sobrinho do Mago é de longe o meu favorito, eu simplesmente amo todo aquele momento da Lucy descobrindo o mundo novo e de repente a história se desenrola em um enredo perfeito, no qual nos envolve de um jeito surpreendente. O Cavalo e Seu Menino, particularmente foi o qual eu menos gostei, achei um pouco confuso, é necessário muita atenção ao ler, o livro se passa no reinado dos irmãos Pevensie. O Princípe Caspian é quarto livro da série, quando os irmãos Pevensie retornam a Nárnia, 1 ano depois para o nosso tempo e 1300 anos para Nárnia, o governo narniano pertence ao Rei telmarino tirano e cruel: Miraz. Nárnia está um completo caos, os animais falantes já não a habitam mais, então os irmãos Pevensie que foram convocados através da trompa da rainha Suzana que Caspian tocou(sobrinho de Miraz que matou o seu pai, rei telmarino de Nárnia, sendo Caspian herdeiro legítimo ao trono mas tem que se refugiar pois está sendo caçado) se juntam com os narnianos para destronar Miraz. A Viagem do Peregrino da Alvorada começa com um novo integrante, filho de Adão, Eustaquio Mísero, primo dos irmãos Pevensie. É uma jornada a bordo do navio Peregrino da Alvorada para resgatar os Lordes do falecido rei (no qual não me vem a mente o nome) pai de Caspian, nas ilhas, onde foram deixados, congelados pelo tempo, no filme mostra uma névoa verde que tem o mal e mostra os piores medos e etc, mas só alertando que no livro não tem nada disso, acho que incrementaram para uma emoção extra rs. A Cadeira de Prata é a primeira e única história sem os irmãos Pevensie, já que estes, segundo Aslam, teriam que o conhecer (Aslam) de outras maneiras em seu mundo, sem mais delongas, chega de Nárnia :(. A história começa com Eustáquio Mísero e sua amiga Jill Pole que estão no colégio fugindo de valentões quando se deparam com uma encosta e num piscar de olhos estão em Nárnia com a missão de encontrar o filho de Caspian, este já bem idoso, príncipe Rilian, perdido nas terras do Norte de Nárnia, eles contam com a ajuda do paulama Brejeiro, mas para resgatar o príncipe eles tem de passar por grandes sufocos e situações de grande dificuldade. A Última Batalha, o que tenho a dizer deste livro? Foi como uma despedida de Nárnia para mim, eu vi o lugar onde passei meses viajando sendo destruído pelo reino vizinho dos calormanos, vi Aslam sendo questionado, vi tudo acabar, vi animais falantes nascerem e morrerem, foi um livro muito dificil, mas que valeu a pena cada paragrafo de tristeza pelo seu final estupendo e surpreendente. Bom aqui vai minha dica de livros, espero que gostem :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário